FALTAM

Prepare-se com antecedência para os debates do 14º CBC

As discussões do 14º CBC serão pautadas em torno de seis temas: Comunicação, Governança e Gestão, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação.
Os participantes do evento podem se preparar com antecedência por meio dos documentos-base, que trazem cenários e reflexões sobre cada assunto, além de sugestões de propostas, com o objetivo de ajudar a nortear os debates. Para ter acesso, basta fazer o download dos arquivos nesta página.

Confira, a seguir, um resumo sobre o que será abordado em cada tema:

 

Acesse aqui o documento-base completo do 14º CBC.


Comunicação

Difundir o cooperativismo e seu real significado, a qualidade de seus produtos e serviços; mostrar a relevância do setor para a economia e para a sociedade; desfazer conceitos equivocados e disseminar seus valores e princípios está entre os desafios para a construção de uma estratégia de comunicação eficaz para o segmento. Essas questões deverão ser debatidas durante o 14º CBC no tema “Comunicação”.

Também estão na pauta de discussões os métodos de comunicação interna e externa, o modo como o Sistema OCB e as cooperativas estão lidando com um cenário de novas tecnologias e mudanças de comportamento, assim como as dificuldades e os caminhos para promover o reconhecimento e dar visibilidade ao cooperativismo.

Acesse aqui o documento-base referente ao tema Comunicação.

 


Governança & Gestão

No tema, o objetivo é discutir, entre outras questões, a preparação das cooperativas para a transformação digital; o desafio de cativar novas gerações e desenvolver novas lideranças diante do envelhecimento do quadro social das cooperativas; como torná-las mais ágeis e competitivas sem perder de vista os princípios e valores cooperativistas; como romper com estruturas hierarquizadas; e como modernizar a gestão.

Acesse aqui o documento-base referente ao tema Governança e Gestão.

 


Inovação

A sobrevivência de negócios e organizações passa pela inovação, que pode ser definida como o “futuro desejável acontecendo agora”. Vários desafios se impõem, como a necessidade de desburocratização de estruturas e processos, num mundo onde emergem modelos de negócios mais ágeis, flexíveis e até disruptivos. Afinal, como podemos tornar o cooperativismo um terreno fértil para o surgimento de inovações em larga, média e pequena escala? O que fazer para o setor se tornar protagonista no desenvolvimento de novas tecnologias? Essas são algumas das questões que os participantes do 14o CBC devem colocar em pauta no tema “Inovação”.

Acesse aqui o documento-base referente ao tema Inovação.

 


Intercooperação

Um dos princípios internacionais do cooperativismo, a intercooperação, é um desafio constante do nosso setor. As oportunidades de negócios e as trocas de conhecimentos são inúmeras e as formas de melhor explorá-las para fomentar o desenvolvimento econômico e institucional das cooperativas são foco desse tema. Os debates devem abordar tanto a intercooperação intersetorial, com ênfase nos exemplos e nas vantagens de efetuar a cooperação entre ramos diferentes do cooperativismo, quanto a intercooperação setorial, por meio de modelos e boas práticas que conseguem trazer benefícios a cooperativas antes tidas como concorrentes.

Acesse aqui o documento-base referente ao tema Intercooperação.

 


Mercado

As mudanças na política econômica brasileira e seus impactos nos mercados de abrangência das cooperativas estão na pauta de debates do tema “Mercado”. Os participantes deverão discutir sobre o modo como o setor cooperativista será afetado por medidas como privatizações, redução de subsídios, investimentos em infraestrutura e alterações nos tributos. Também serão abordados novos mercados em que o cooperativismo pode atuar ou aumentar sua participação como, por exemplo: cooperativismo de plataforma, internacionalização, geração distribuída e contratações públicas.

Acesse aqui o documento-base referente ao tema Mercado.

 


Representação

No tema, entra em pauta a discussão sobre o papel de representação da OCB perante o público externo – tomadores de decisão e formadores de opinião – e o público interno – cooperativas e conselhos de ramos –, tanto em âmbito nacional, quanto estadual.

O momento de um novo governo e um novo Congresso Nacional, eleitos para conduzir o país pelos próximos quatro anos, devem ser considerados. Como podemos aproximar o cooperativismo da pauta nacional e estadual? Que legislações e regulações urgem ser alteradas? Como podemos conhecer melhor os pleitos da base cooperativista e ter acesso aos dados que serão o insumo para defesa e representação de nosso setor? Essas são algumas das questões a debater durante o 14º CBC.

Acesse aqui o documento-base referente ao tema Representação.