Perguntas e respostas CBC


  1. 01.

    O que é o CBC?

    É a oportunidade de reunir dirigentes de cooperativas, unidades estaduais, além de observadores nacionais e internacionais para, juntos, discutirmos os caminhos que vamos percorrer para que o cooperativismo seja reconhecido por sua competitividade, integridade e capacidade de gerar felicidade aos seus cooperados.

  2. 02.

    Quando acontece o 14º CBC?

    De 8 a 10 de maio de 2019.

  3. 03.

    Onde?

    No Complexo Brasil 21, em Brasília (DF).

  4. 04.

    Qual será o tema?

    O cooperativismo do futuro se constrói agora. Com esse mote convidamos as cooperativas a desenharem junto conosco o cooperativismo do amanhã. As discussões serão pautadas em seis temas: Comunicação, Gestão e Governança, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação. Um documento-base para preparação dos participantes será publicado na página eletrônica oficial do evento (http://cbc.coop.br). Afinal, para termos cooperativas fortes, competitivas e sustentáveis amanhã, precisamos começar hoje!

  5. 05.

    E a programação?

    Está sendo construída! Mas já podemos adiantar que vai começar na quarta-feira (8/5) pela manhã e serão três dias intensos e de muito trabalho. O primeiro dia será marcado pela palestra magna, além das salas temáticas, que continuam na quinta-feira. Na quinta à tarde também será o momento de apresentação das propostas. Na sexta-feira encerramos nosso Congresso com a votação da plenária.

  6. 06.

    Quem serão os participantes?

    O 14º CBC terá as seguintes categorias de participantes. Dê uma lida e veja em qual você se encaixa:

    CONGRESSISTAS: dirigentes das cooperativas brasileiras ativas e regulares com o Sistema OCB e grupo de jovens e mulheres de cooperativas brasileiras ativas e regulares.

    CORPO DIRETIVO: Diretoria Executiva e Colegiada da OCB; presidentes e superintendentes das Organizações Estaduais de Cooperativas; e conselheiros da OCB.

    OBSERVADORES: convidados do Sistema OCB, academia, organismos internacionais, entidades públicas e privadas, fundações e institutos ligados ao cooperativismo.

    CONVIDADOS DE HONRA: autoridades nacionais e internacionais presentes.

    EQUIPE TÉCNICA: colaboradores do Sistema OCB; especialistas temáticos; e coordenador técnico do 14º CBC.

  7. 07.

    Quem pode se inscrever?

    Para ser Congressista, ter direito a fala e voto, é necessário ser dirigente de uma cooperativa, (singular, central ou confederação) ativa e regular com a OCB. Vale lembrar que somente será aceita uma inscrição por CNPJ. Além disso, em breve será lançado um concurso nacional para escolher 20 mulheres e 20 jovens de cooperativas brasileiras ativas e regulares para participarem. Fique atento!

  8. 08.

    A inscrição é gratuita?

    Para os Congressistas, cada unidade estadual tem um número de inscrições baseado em critérios como: cooperativas regulares, cooperados e empregados. Foi necessário estabelecer quantidades tendo em vista a limitação de espaço físico. Solicite sua inscrição na unidade da OCB em seu estado: https://somoscooperativismo.coop.br/contato

    No caso dos Observadores, serão oferecidas vagas limitadas e os interessados deverão solicitar sua inscrição, em breve, na página eletrônica oficial do evento (http://cbc.coop.br), e as mesmas serão concedidas de acordo com a disponibilidade.

  9. 09.

    A inscrição é gratuita?

    Sim! O evento será custeado pela OCB e será oferecido almoço e coffee break durante os três dias de evento. Outras despesas são de responsabilidade do participante.

  10. 10.

    E as passagens e o hotel?

    Esses gastos serão por conta dos participantes. Pensando na comodidade dos inscritos, a OCB conta com uma agência oficial de viagens para o evento, a Hotel a Jato. Foram negociadas tarifas exclusivas para o período de 7 a 10 de maio. Confira o tarifário* na página HOSPEDAGEM

  11. 11.

    Como eu faço para reservar?

    É simples! Basta entrar em contato com a Hotel a Jato pelos seguintes canais: (61) 3217-1505, (21) 2484-8628 ou ocb@hotelajato.com.br.

  12. 12.

    Como chego até o evento?

    Caso você esteja em um dos hotéis oficiais do evento (ver pergunta 10), o transfer ‘hotel – evento – hotel’ será disponibilizado de acordo com a programação do Congresso.